HOME

ABRAz – Regional São Paulo


Quem somos

Abraz SPA ABRAz – Regional São Paulo, unidade federada da ABRAz Nacional fundada em 01 de novembro de 1992, iniciou suas atividades de grupo de apoio aos familiares de pessoas com doença de Alzheimer (DA) em setembro de 1991. Em novembro de 1992, foi constituída formal e jurídicamente, com inscrição junto ao Ministério da Fazenda sob CNPJ 74.163.288/0001-51 e documentos devidamente registrados junto ao 6º Cartório de Pessoas Jurídicas.

A ABRAz-SP é uma organização não governamental constituída por familiares de pessoas com doença de Alzheimer (DA) e por profissionais da área da saúde. O objetivo da Associação é fornecer informações sobre a DA, tais como: diagnóstico, tratamento, orientações sobre os cuidados com a pessoa com doença de Alzheimer e com o cuidador, dentre outros, atendendo ao familiar cuidador e ao profissional envolvido no atendimento à pessoa com doença de Alzheimer.

Com corpo diretivo próprio, várias ações são implementadas no sentido de divulgar, conscientizar e informar a população a lidar com a doença, como: reuniões informativas, grupos de apoio psicológico, grupos de apoio, cursos para familiares, atualização científica para profissionais, atendimento pessoal à família, boletim eletrônico, pagina na internet e outras. Acreditamos que a informação é um caminho para proporcionar à pessoa com doença de Alzheimer e a sua família uma melhor qualidade de vida.

Nossos conceitos

Abraz SPNossa missão: “buscar a integração dos diversos setores da sociedade do Estado de São Paulo para representar e defender os direitos da pessoa com doença de Alzheimer (DA) e seus familiares, através do desenvolvimento de ações educativas e de apoio, incentivando a informação científica de alta qualidade para a construção do conhecimento na área da doença de Alzheimer e outras demências”.

Nossa visão do futuro: Queremos ser vistos como uma Associação estadual efetivamente reconhecida por suas ações no Estado de São Paulo, que procura articular-se com a sociedade em geral, mas com uma grande ênfase na pessoa com a doença de Alzheimer.
Nossos valores: ética / solidariedade / igualdade de direitos /transparência / coletividade / flexibilidade / criatividade / espiritualidade / perseverança / participação / harmonia / compartilhamento / paciência

Nossa diretoria

Abraz SPDiretoria Executiva:
- Elisandra Villela Gaspareto Sé, Presidente – email: abrazsp.presidencia@gmail.com

- Sandra Regina Gomes, Vice Presidente

- Renata Miachom de Oliveira, Tesoureiro

- Marcela Ruocco, Tesoureiro Adjunto

- Sabrina Maria da Silva Naldos, Secretario

- Laura Cecilia Luz Mathias, Secretario Adjunto

- Tibor Rilho Perroco, Diretor Cientifico

- Flavia Celestino, Diretor Juridico

- Aline de Lima Ribeiro, Diretor de Divulgação

Conselho Fiscal:

- Magali Pereira Lopes

- Zelia Vieira de Moraes

- Juliana Cecatto.

Como atuamos

Abraz SPPara cumprir seus objetivos, a ABRAz-SP mantém Sub-regionais e Grupos de Apoio, que trabalhando de forma coesa, buscam transmitir informações sobre o diagnóstico e tratamento e também orientar sobre os aspectos cotidianos do acompanhamento da pessoa com doença de Alzheimer.

Qualquer pessoa que conheça a doença de Alzheimer (DA) percebe a força de seu impacto sobre a família, principalmente sobre o cuidador principal.

Os sintomas iniciais da doença são facilmente confundidos com características do envelhecimento normal ou mesmo com depressão. A família percebe algumas mudanças, identifica esquecimentos e confusões, e conforme a doença progride, verifica que a alteração no comportamento torna-se mais acentuada e freqüente. Passam por um período de investigação até que é levantada a hipótese de DA.

O recebimento do diagnóstico gera muita angústia no familiar que se sente desamparado e perdido quanto ao caminho que precisará trilhar.

Um importante instrumento para auxiliar a família a lidar com a DA é a informação. Além disso, a troca de experiências e sentimentos permite que os familiares busquem novas soluções e motivações e se fortaleçam para enfrentar os sintomas, as perdas e o sofrimento de acompanhar a progressão da doença.
Para dar o apoio necessário ao familiar cuidador, a ABRAz-SP oferece 3 tipos de reunião para auxiliá-lo em sua tarefa de cuidado:

grupo informativo: coordenado por profissionais da saúde, oferece palestras com temas que auxiliam na compreensão do diagnóstico, no cuidado diário (Ex.: higiene, alimentação) e na organização da rotina do paciente (Ex.: atividades e estimulação).

grupo de auto-ajuda: coordenado por familiares e/ou profissionais da saúde que vivenciam a situação de cuidado. É um espaço voltado para a troca de experiências e aberto a relatos de cuidadores.

grupo de apoio psicologico
: coordenado por profissionais, tem o objetivo de instrumentalizar o familiar a lidar com o papel de cuidador. Pode ter caráter informativo e/ou vivencial.

Em todos os grupos os participantes aprendem a conviver melhor com a doença, seus sintomas e características e buscam estratégias que poderão ser utilizadas no dia-a-dia fazendo com que a carga do cotidiano fique mais leve e viabilize o auto cuidado. Além disso, permite o contato com outras pessoas que enfrentam o mesmo problema proporcionando assim uma vazão para as emoções comuns a todos os familiares.

Se você, alguém de sua família ou alguém que você conheça, quiser participar das Reuniões das ABRAz, verifique no item Atividades, os pontos de apoio oferecidos e os endereços onde são realizados. Caso sua cidade ainda não disponha de unidade ABRAz-SP (Sub-regional ou Grupo de Apoio), entre em contato conosco que lhe daremos as informações necessárias para implantar uma nova unidade.

Onde atuamos

Abraz SPPara cumprir seus objetivos, a ABRAz-SP mantém Sub-regionais e Grupos de Apoio, que trabalhando de forma coesa, buscam transmitir informações sobre o diagnóstico e tratamento e também orientar sobre os aspectos cotidianos do acompanhamento da pessoa com doença de Alzheimer. A ABRAz-SP está presente nos seguintes locais:

Grupos de Apoio na capital, nos bairros de: Belém, Brooklin, Lapa, Moema, Paraíso, Penha, Santana, Tucuruvi, Vila Madalena e Vila Mariana

Grupos de Apoio no interior, nas cidades de: Araraquara, Bauru, Guarulhos, Indaiatuba, Itu, Lorena, São Bernardo do Campo e Taubaté. ,

Sub-regionais nas cidades de: Araçatuba, Araras, Campinas, Itatiba, Jundiaí, Limeira, Marília, Ourinhos, Peruíbe, Piracicaba, Santo André, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Se você, alguém de sua família ou alguém que você conheça, quiser participar das Reuniões das ABRAz, verifique no item Atividades – Pontos de Apoio, os endereços onde são realizadas. Caso sua cidade ainda não disponha de unidade ABRAz-SP (Sub-regional ou Grupo de Apoio), entre em contato conosco que lhe daremos as informações necessárias para implantar uma nova unidade.

design Cynthia Vasconcellos
desenvolvimento Erick Nascimento